Corpo e amor
Autora: Roseana Murray
Código : 0973L18601
Categoria 6 : Poesia







Sobre o livro
Junto a um corpo físico, dotado dos cinco sentidos e instrumento de observação e apreensão dos movimentos dos seres e das coisas, há um outro, dotado de sentimentos e emoções. Neste livro, o Eu lírico de cada poema mergulha em si mesmo em exercício de autocompreensão e tomada de posição em relação a sua própria vida. Esses dois movimentos de leitura dos sinais externos e dos internos permitem criar as condições para estabelecer uma ponte em relação ao Outro e uma abertura para a aprendizagem do amor.
 
Sobre o gênero
Corpo e amor é um livro de poesia lírica. O Eu-lírico de cada poema expressa a sua vivência interior, seus valores, sentimentos de alegria ou tristeza, que se relacionam e dependem das condições de existência, de modo que é possível afirmar que o poema lírico trata da repercussão dos acontecimentos do mundo na interioridade de um sujeito, que é o Eu-lírico. É característico do gênero a polissemia das imagens poéticas que suscitam diferentes interpretações, ensejadas pela rede de relações que o leitor estabelece entre imagens próximas ou distanciadas entre si nos versos. É um gênero importante para desenvolver no leitor a capacidade de leitura da linguagem simbólica e a sensibilidade para compreensão de si mesmo e do mundo.

Temas
 Inquietações da juventudo, auto-conhecimento, amadurecimento, protagonismo juvenil
 
Público e estilo de escrita
Corpo e amor é um livro que se ajusta à sensibilidade de jovens do Ensino Médio pelas indagações que propõe a respeito da vida, da temporalidade, do encontro com o Outro. A polissemia, típico de poemas líricos, sucita diferentes ineterpretações e desenvolve no leitor a capacidade de leitura da linguagem simbólica e a sensibilidade para compreensão de si mesmo e do mundo.

Sobre a autora
Roseana Murray
nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. Seu primeiro livro de poemas infantis, Fardo de Carinho, foi lançado em 1986. Aos poucos, seus livros foram conquistando o público, e Roseana passou a escrever também para jovens. A autora é uma referência na literatura infantojuvenil brasileira e tem mais de 100 livros publicados. Ela faz parte da Lista de Honra do International Board on Books for Young People e ganhou o Selo Distinção da Cátedra Unesco. Ao longo de sua carreira, foi agraciada com diversos prêmios, entre eles, o “O Melhor da Poesia” da FNLIJ, o prêmio da ABL de Melhor Livro Infantil, entre outros.