A TROCA
 
Autora: Bia Hetzel
 Ilustrador: Jean-Claude R. Alphen

 Código: 1081L18602
 Categoria 4: Novela
 









Sobre a obra
Semelhante ao estilo lenga-lenga da tradição oral, A troca narra de forma bem- humorada uma  sequência de trocas de objetos e sentimentos, relativizando o valor das coisas e das escolhas. As ilustrações, com características caricaturais, acrescentam inúmeros detalhes às situações e personagens, permitindo a exploração intertextual.

Sobre o gênero
A troca é uma pequena novela infanto-juvenil, constituída de uma série de unidades ou células encadeadas, marcadas pela linearidade e com um fio condutor traçado pelos deslocamentos e alteração das personagens de cada núcleo, do qual se afastam e dão lugar a outras personagens.  

Temas 
 Autoconhecimento, valores e sentimentos
 
Público e estilo de escrita
Indicada para crianças do 2
° e 3°anos do Ensino Fundamental, A troca possui linguagem  acessível e ágil. Trata-se de uma prosa que explora recursos da linguagem poética, como trocadilhos e uso de rimas.

Sobre a autora e o ilustrador
Bia Hetzel nasceu no Rio de Janeiro, em 1968. É escritora, editora e fotógrafa, tem vários livros publicados e uma premiada produção voltada para crianças e jovens. Recebeu o Prêmio Jabuti de Autor Revelação, em 1995, com o livro Rosalina, a pesquisadora de homens, e vários de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Recebeu também a menção White Ravens da Biblioteca Internacional de Munique com o livro O porco, além do prêmio O Melhor para a Criança da FNLIJ com o livro O dono da verdade.

Jean-Claude R. Alphen nasceu no Rio de Janeiro, em 1965. Já trabalhou como chargista e caricaturaista, e, há vinte anos, se dedica à literatura para a infância, tendo ilustrado mais de oitenta livros de diversos autores brasileiros. Recentemente, passou a escrever e ilustrar as suas próprias histórias. O seu livro Um sujeito sem qualidades ganhou o prêmio Glória Pondé de melhor livro infantojuvenil da Fundação Biblioteca Nacional, e, recentemente, recebeu o Jabuti de melhor ilustração por Adélia.